Não sabes por onde começar? Explicamos tudo, passo a passo. Desde as plantas aos materiais que podes utilizar.

Com a chegada do tempo quente que se avizinha queremos estar mais tempo no exterior e desfrutar da natureza. Mas agora, e porque os novos tempos assim o impõem, por causa da pandemia da Covid-19, e porque o distanciamento social deve continuar a ser a regra (e não a exceção), podemos e devemos procurar outras formas de trazer a natureza para dentro de casa.

Em colaboração com o portal Habitissimo, deixamos-te alguns truques para que possas construir a tua horta ou jardim vertical em casa. Não sabes por onde começar? Explicamos tudo, passo a passo. E claro, a máxima é a de sempre: dar asas à criatividade.

Antes de começar
A primeira coisa a fazer será pensar no melhor local para a tua horta ou jardim. As varandas e as cozinhas são muito utilizadas para esse fim, mas qualquer local serve, desde que seja bem iluminado, mas sem sol direto, para que as plantas possam sobreviver e crescer nas melhores condições. Evita escolher um espaço muito ventoso, já que isso pode ser prejudicial ao crescimento das plantas e pode até parti-las. E já sabes, quanto maior for o espaço que tiveres disponível, maior será a variedade de espécies que podes plantar.

Que materiais usar?
Existem estruturas próprias para jardins verticais ou hortas que podem ser compradas em várias lojas de bricolage e que permitem poupar algum trabalho, mas a melhor opção continua a ser reaproveitar materiais que tenhas por casa e fazeres tu mesmo. Podes usar paletes, quadros ou até frascos de vidro para criar o teu jardim vertical, e podes recorrer a vasos maiores para criar a tua horta em casa. O resultado final será rústico, mas elegante, e a um preço bem mais em conta.

Quais as melhores espécies?
As suculentas são as grandes “queridinhas” dos jardins verticais, já que são resistentes, não necessitam de ser regadas com tanta frequência e criam raízes muito rapidamente. Mas quase todos os tipos de plantas podem ser utilizados, desde que te lembres de colocar as espécies que mais requerem atenção a um nível próximo da tua altura, para facilitar os cuidados. No que a hortas diz respeito, também podes plantar quase tudo, mas muitas pessoas optam por plantar tomateiros, pimenteiros e ervas aromáticas, por serem fáceis de cuidar, não precisarem de muitos cuidados e renderem bastante.

Cuidados a ter com o Jardim ou Horta
Dependendo das espécies que escolheste, deverás regar de forma mais ou menos frequente. Plantas como suculentas e cactos não precisam de tanta água, tal como algumas ervas aromáticas (como é o caso do coentro). A altura do ano também é algo a ter em conta – durante o verão, é preciso regar com mais frequência que no inverno. Para além da rega, tenta sempre retirar quaisquer ervas daninhas que apareçam, para o crescimento da planta não ser prejudicado, e providencia suporte se a planta necessitar (caso dos tomateiros e pimenteiros).